O que é Ramen?
Se passaste algum tempo a viver no Japão ou a socializar com japoneses, é provável que estejas ciente do quanto o Japão adora ramen. Este humilde prato de sopa de noodles, que consiste em noodles finos de trigo, caldo rico em umami e diversas coberturas de carne, vegetais, proteínas e especiarias, é amplamente considerado um dos pratos nacionais do Japão contemporâneo e um ícone cultural. Poucos pratos japoneses inspiram tanta variação regional (com pratos de ramen locais existentes em quase todas as partes do Japão) ou interesse intelectual (há até um famoso museu dedicado ao ramen, localizado em Yokohama) quanto o ramen, e a popularidade do ramen continua a crescer no Japão e em todo o mundo.
As origens do ramen não são inteiramente claras, mas a maior parte das evidências disponíveis indica que foi um prato inspirado em sopas de noodles (feitas com noodles de trigo, caldo saboroso feito de sal e ossos de porco, e algumas coberturas) servidas por restaurantes chineses e carrinhos de comida ambulantes por todo o país. O primeiro restaurante especializado em ramen abriu em Yokohama em 1910, vendendo o que era conhecido até à década de 1950 como shina soba, ou soba chinesa. O shina soba tornou-se popular como uma comida barata e nutritiva entre os trabalhadores, mas a sua popularidade diminuiu durante a Segunda Guerra Mundial, quando as restrições alimentares significavam que ganhar dinheiro vendendo comida era estritamente proibido. Graças à invenção do ramen instantâneo em 1958, seguida pelo boom económico pós-guerra, o ramen (agora já não conhecido como shina soba) gradualmente reconquistou a sua popularidade, e a substituição dos vendedores de rua de estilo chinês por restaurantes especializados de alta qualidade fez com que o ramen se tornasse cada vez mais associado à cultura japonesa. Os pratos de ramen locais começaram a aparecer no início da década de 1980, e o museu do ramen em Yokohama abriu as suas portas pela primeira vez em 1994.
Hoje em dia, o ramen está disponível em todas as cidades, vilas e aldeias do Japão. Oitenta por cento das lojas de ramen são pequenos negócios; restaurantes e bares especializados que servem as suas variações favoritas deste prato altamente versátil. Outros países ao redor do mundo também foram varridos pelo entusiasmo pelo ramen, com restaurantes especializados em ramen a abrir em muitas grandes cidades e também em cidades menos importantes.
Aprende sobre os diferentes componentes do ramen, descobre como fazer os teus próprios noodles frescos e conhece alguns dos pratos de ramen regionais mais populares do Japão abaixo.